CONSTANTE ABASTECIMENTO DA FARMÁCIA MUNICIPAL

Assegurar o acesso a medicamentos tornou-se uma das questões cruciais dentro das prioridades nacionais de saúde.

E em Porto Firme a atual administração vem investindo na farmácia, adquirindo sempre grande número de medicamentos para auxiliar as famílias portofirmenses que necessitam de tratamentos.

Os medicamentos estão divididos em três componentes:

• Medicamentos para Atenção Primária à Saúde - há uma distribuição dos medicamentos básicos, destinados à atenção primária à saúde, ou seja, medicamentos destinados ao tratamento de condições como pressão alta, diabetes e infecções por exemplo.
  • Medicamentos de Alto Custo – disponibilização de medicamentos pela Assistência Farmacêutica de medicamentos usados em doenças raras, específicas, de baixa prevalência ou de uso crônico prolongado, com alto custo unitário e cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicados pelo Ministério da Saúde. Buscando garantir a integridade do tratamento medicamentoso.
  • Medicamentos Estratégicos – são os medicamentos utilizados em doenças com perfil endêmico, cujo tratamento e o controle do mesmo tenham normas e protocolos já estabelecidos.

A Farmácia Municipal de Porto Firme atualmente possui uma grande variedade de medicamentos, com o intuito de atender a todos. Medicamentos estes, que vão de analgésicos, anti-histamínicos, diuréticos, anti-hipertensivos, antiarrítmicos, vasodilatadores coronarianos, corticóides, mucolíticos, expectorantes, broncodilatadores, preparações para tireóide, anticonvulsivantes, antiparkinsonianos, ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos, antibióticos, antimicrobianos, antifúngicos, antivirais, antiparasitários, hipoglicemiantes, anticoncepcionais, anti-inflamatório dentre outros. Temos atualmente um quantitativo de 168 itens na farmácia municipal.

Vale ressaltar, que o custeio maior de toda essa medicação é de recurso próprio, ou seja recurso do município de Porto Firme.

Contamos ainda com os medicamentos de Alto Custo, onde temos cerca de 165 processos ativos na Regional de Ponte Nova, uma média de 13 processos que são enviados por mês.

Garantir uma melhor condição de saúde ao nosso povo é prioridade para o Governo Municipal!