FORTALECIMENTO DA AGROPECUÁRIA COM AQUISIÇÃO DE 02 TRATORES

A Prefeitura de Porto Firme vem buscando vários meios para ajudar os Produtores Rurais do Município, dentre elas, a manutenção de estradas, construção de pontes, rebaixamento de morros, cascalhamento, auxílio no corte de terra, produção de silagem e transporte de calcário, atendimento com Médicos Veterinários e suporte técnico de Engenheiro Agrônomo através de convênio com a EMATER. E hoje a Atual Administração da mais um salto para o fortalecimento da agricultura e pecuária de nossa terra, com a aquisição de dois tratores agrícolas. Segundo o Prefeito Reginaldo, estas máquinas são mais uns frutos conquistados em sua administração, onde sua Equipe de Governo, vem constantemente buscando alternativas para melhorar a atividade rural de Porto Firme e não vem medindo esforços para ampliar o atendimento cada vez mais, podendo assim melhor atender a demanda do produtor rural.

 

Recuperação e ampliação de rede pluvial no Bairro Novo Horizonte

Parte de rede pluvial se rompeu no Bairro Novo Horizonte próximo ao trevo de saída para Piranga devido às fortes chuvas que afetaram nossa cidade. O rompimento da rede causou grande erosão da encosta que sustenta a Rua João Ferreira de Paiva ao lado da ponte da Rodovia MGC482. A Prefeitura está trabalhando na recuperação da área afetada e na ampliação do sistema pluvial com construção de uma escada hidráulica para dissipar a força das águas, solucionando o problema.

Obras de pavimentação asfáltica na Rua Airton Sena

A Rua Airton Sena, no Bairro Rita Gonçalves Maciel, próximo ao trevo de saída para Viçosa, está sendo beneficiada com pavimentação asfáltica. O Prefeito Reginaldo, o Vice-Prefeito Zé Alessandro, Vereadores e Secretário Municipal de Obras visitaram as obras da Rua Airton Sena, Rua Angélica Lisboa e Praça Pedro José da Silva, que também estão sendo pavimentadas.

Pavimentação Asfáltica na Praça Pedro José da Silva (Trevo)

As ações de melhorias na infraestrutura urbana não param! A Prefeitura iniciou o serviço de pavimentação asfáltica em ruas próximo ao trevo de saída para Viçosa. Estão sendo beneficiadas as ruas Airton Sena no Bairro Rita Gonçalves Maciel (Trevo), Angélica Lisboa e Praça Pedro José da Silva no Bairro Professor Bezerra (Trevo). Abaixo você confere fotos da obra sendo realizada na Praça Pedro José da Silva em frente à Capela Nossa Senhora de Fátima.

Em celebração ao Dia Mundial da Saúde a Prefeitura de Porto Firme lança o Projeto Sorriso Jovem

O Dia Mundial da saúde é celebrado no dia 07 de abril, tendo como principal objetivo a conscientização sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida, tema que vem de encontro com a proposta da atual Administração de Porto Firme que é trabalhar com uma saúde preventiva, tendo em vista que é a melhor forma de buscar nosso bem estar e qualidade de vida, com isso lançou o Projeto Sorriso Jovem que contará com várias ações que serão desenvolvidas em parceria com as escolas do município, englobando atendimentos individualizados, cirúrgico-restaurador, trabalhos educativos e preventivos, visando um futuro mais saudável para nossos jovens.Uma equipe de saúde composta por Dentistas, Técnica de Saúde Bucal, Enfermeiras e Agentes Comunitários de Saúde, iniciou esse trabalho  com uma visita à Escola Estadual Solon Ildefonso, onde explanaram para os alunos e profissionais a importância do projeto e os cuidados com a saúde bucal. Em seguida foram distribuídas escovas de dente para todos. Estiveram presentes apresentando e prestigiando o lançamento do projeto, o Secretário Municipal de Saúde, a Coordenadora da Atenção Básica e os mascotes da odontologia que deixaram os alunos ainda mais empolgados. Os dentistas fizeram uma avaliação bucal em cada aluno, encaminhando os que necessitam de atendimento para a Unidade Básica de Saúde, onde serão realizados os tratamentos específicos.

O Projeto Sorriso Jovem será estendido a todas as escolas da zona urbana e rural do município, onde também serão realizados trabalhos educativos e preventivos, inclusive com a escovação dental supervisionada, um importante meio de inserir ou mudar hábitos de higiene bucal. As ações educativas de prevenção à saúde bucal são fundamentais para evitar as doenças odontológicas mais freqüentes, como a cárie, a doença periodontal e o câncer de boca.

Calçamento na Rua Elizabete Geralda Correia

A Prefeitura iniciou as obras de calçamento na Rua Elizabete Geralda Correia Vieira, no Bairro Josafá Sobreira, próximo a torre da Claro, dentro do projeto municipal de melhoria na infra-estrutura urbana. A rua já recebeu o serviço de rede de esgoto e agora também será beneficiada com passeio, meio fio e sarjeta. Mais um serviço para em prol da qualidade de vida do portofirmense!

Prefeitura auxilia produtores na produção de silagem

Quando pensamos em alimento conservado para fornecimento aos animais no período de seca, a primeira alternativa que vem em mente é a silagem. No entanto, o conceito de Silagem, está relacionado à necessidade de infra-estrutura e maquinários específicos, característicos de grandes propriedades. Mas em Porto Firme acontece de forma diferente, a Prefeitura ampliou o serviço e vários produtores de todas as regiões do município estão sendo com auxílio na produção de silagem em sua propriedade. Segundo Marcelo, Secretário Municipal de Agricultura e Meio ambiente, a oferta sazonal de pasto faz com que o produtor precise se preparar para alimentar o rebanho na época da seca. Rica em energia, a silagem entra como complemento à dieta animal. Por isso a Prefeitura não mede esforços para todos os anos auxiliar esses produtores contribuindo no barateamento do serviço e por conseqüência aumentando a produção de leite do município.

 

Reestruturação de Ponte no Soares

A força das águas das chuvas arrancou uma ponte na Comunidade de Soares, divisa entre Porto Firme com Guaraciaba. A Prefeitura de Porto Firme em parceria com a Prefeitura de Guaraciaba, em ação emergencial enviou uma equipe com homens, caminhão e máquinas para o serviço de reestruturação rápida da ponte para restabelecer a circulação no local. Foi refeito o leito onde no lugar das manilhas foi instalado um “tubulão” que garante a vazão de grande volume de água foi também refeito o aterro, liberando a estrada para o tráfego.