Mais 03 comunidade Rurais são contempladas com Unidade de Atendimento Médico

    Com o compromisso de levar atendimento médico nos locais mais longínquos do município, a Prefeitura de Porto Firme inaugurou mais 03 Unidades de Atendimento Médico na zona rural. No sábado, dia 29 de setembro, foi inaugurada a Unidade na Comunidade do Turvo (na divisa com Guaraciaba), com uma missa em ação de graças e participação de moradores locais e autoridades.

    Na quarta, dia 03 de outubro, foi a vez da Comunidade do Braço Forte receber oficialmente a Unidade de Atendimento, prestigiada por moradores da região, autoridades e vários profissionais da saúde que atuam no município.

    Ainda na quarta-feira, foi inaugurada também a unidade na Comunidade das Duas Barras (na divisa com Viçosa) também com a presença de moradores, autoridade e profissionais da saúde.

    Segundo o Prefeito Reginaldo, essas unidades de saúde serão ótimas bases para estas comunidades, que evitarão o deslocamento para a cidade, tendo a cada dia um serviço de saúde mais digno e mais humano. Ainda segundo o Prefeito, mais unidades serão instaladas nas nossas zonas rurais.

Recentemente também foi entregue uma Unidade de Atendimento Médico à Comunidade da Laje.

  • UNIDADE DE ATENDIMENTO MÉDICO DO BRAÇO FORTE
  • UNIDADE DE ATENDIMENTO MÉDICO DAS DUAS BARRAS

  • UNIDADE DE ATENDIMENTO MÉDICO DO TURVO

Encontro Municipal do Currículo de Minas Gerais – EMCMG Porto Firme

Aconteceu nesse mês de setembro, na EMEI Sossego da Mamãe o Encontro Municipal do Currículo de Minas Gerais. Estiveram presentes representantes das escolas da Rede Municipal de Ensino e das Escolas Estaduais Coronel Amantino, Solon Ildefonso e Imaculada Conceição.

O objetivo do encontro foi leitura e discussão da Versão Preliminar do Currículo do Estado acerca da implantação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Durante o encontro foram distribuídos os grupos de discussão conforme os componentes curriculares da Educação Infantil e Ensino Fundamental. As propostas criadas e/ou alteradas pelos presentes foram encaminhadas por via digital, em sistema criado para este fim, para a Comissão Estadual do Currículo de Minas Gerais.

A Secretaria Municipal de Educação agradece a todos os educadores que participaram do evento, demonstrando comprometimento com a Educação da nossa cidade.

Comunidade da Laje recebe Unidade de Saúde

Foi inaugurada ontem, 25/09, a Unidade de Atendimento Médico da Comunidade da Laje, a primeira de muitas que serão implantadas, uma iniciativa para levar assistência em saúde ainda mais próximo dos usuários. Estiveram presentes no evento além dos moradores da região, equipes da secretaria de saúde, o prefeito Reginaldo, o vice Zé Alessandro e vereadores. Na oportunidade, o médico daquela área Dr. Nidson Rodrigues Maia, disse em sua fala que a Unidade de Saúde irá proporcionar uma grande melhoria na atenção a saúde da comunidade e enfatizou que “somente uma administração de gestão eficiente é capaz de promover isso nas diversas comunidades.”

O vice-prefeito Zé Alessandro disse ser conhecedor dos ideais do prefeito Reginaldo para com a população portofirmense que é merecedora das conquistas que só são possíveis através de um trabalho com grandes parcerias.

O prefeito Reginaldo agradeceu aos moradores da região, vereadores, funcionários e toda equipe por estar sempre ao seu lado ajudando nas grandes conquistas para o nosso povo e que não medirá esforços para que novas conquistas cheguem ao nosso município, destacando inclusive que na próxima semana serão inauguradas outras unidades de saúde na comunidade das Duas Barras, Turvo e Braço Forte e que trabalha para que a cada dia Porto Firme seja uma cidade melhor para se viver.

Mais Unidades de Atendimento Médico serão levadas para outras comunidades, além das citadas pelo prefeito Reginaldo.

Secretaria de Saúde promove o encontro de gestantes “Doce espera”

O encontro aconteceu no dia 17 de setembro, onde reuniram as gestantes de todas as equipes da Estratégia Saúde da Família, proporcionando a elas um momento com informações de grande relevância sobre o processo de gestação, parto e cuidados com o bebê.

Foram abordados os seguintes temas:

Palestrante: Dra. Gabriela de Paula Santana (Ginecologista e obstetra)

– Importância do pré-natal;

– Sinais e sintomas fisiológicos da gravidez;

– Tipos de Parto: Cesário e vaginal;

– Cuidados com a puérpera;

Palestrante: Dra Thaís Cunha barros (Médica ESF)

– O ato de amamentar: O que significa;

Palestrante: Dra Taís Aparecida Coelho (Médica ESF)

– Cuidados com o recém-nascido.

Houve sorteio de brindes e cada gestante recebeu um kit com produtos para o bebê fornecidos pelas equipes de saúde.

O evento contou também com a presença do prefeito Reginaldo, vice-prefeito Zé Alessandro, secretário de saúde, coordenadora do ESF,médicos, dentistas, técnicas em saúde bucal, farmacêutica, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e demais profissionais da saúde.

Na oportunidade o prefeito Reginaldo destacou em sua fala que a administração municipal vem trabalhando no sentido a fortalecer as ações de promoção a saúde para que os portofirmenses tenham a cada dia, uma melhor qualidade de vida!

Tão sonhada obra no morro da Laje já foi iniciada

A Prefeitura iniciou uma das maiores e mais importantes obras em estradas vicinais do município dos últimos tempos! A tão sonhada obra de mudança de trajeto do morro da Laje na estrada de Porto Firme a Vinte Alqueires. Com a mudança, além de diminuir a extensão da estrada, serão retiradas curvas e morros acentuados, deixando a estrada muito menos íngreme. Esta estrada tem grande trânsito de veículos, inclusive veículos longos de pesadas cargas que tinham grande dificuldade no trecho. Importantes comunidades como Vinte Alqueires, Laje, Estiva, Rancharia, entre outras, dependem dessa estrada, lembrando ainda, que ela também é um acesso ao município de Diogo de Vasconcelos, Ouro Preto, Mariana e muitas outras comunidades.

Abertura de estrada Cachoeira/Derrubada

Em Porto Firme é constante o investimento em manutenção e melhoramento de estradas rurais, com a consciência de que o produtor rural necessita que elas estejam sempre em boas condições para transportar seus insumos e suas safras. Várias localidades do município já foram beneficiadas e dessa vez a região de Cachoeira Derrubada recebeu serviço de abertura de curva, com o alargamento da estrada e rebaixamento de morro, melhorando a segurança e facilitando o tráfego no local.

Conclusão de curso da primeira turma do Projeto Tricô em Arte

A Secretaria Municipal de Assistência Social entrega certificado de conclusão do curso Tricô em Arte para as participantes da primeira turma do projeto, na tarde da última segunda feira, dia 27 de agosto.

Atividades artesanais diminuem o estresse e ajudam a evitar o declínio nas funções cerebrais com o passar dos anos.

Os efeitos do artesanato no seu corpo vão muito além do estado de relaxamento que eles produzem. Não é à toa que cresce a cada ano o número de pessoas que aderiram às técnicas tradicionais, como tricô e crochê. Um levantamento realizado pelo Craft Yarn Council aponta que um terço das mulheres com idades entre 25 e 35 anos têm tricô ou crochê como seus hobbies. Mesmo entre homens e crianças a técnica tem ganhado cada vez mais adeptos. Desde os anos 1990, o conselho faz um levantamento anual com milhares de artesãos, que todos os anos listam alívio do estresse e realização criativa como os principais benefícios das atividades.

Conheça 06 benefícios dos trabalhos manuais para a sua saúde:

  1. Relaxamento
  2. Terapia contra a ansiedade
  3. Ajuda a emagrecer
  4. Dá confiança
  5. Tratamento da depressão
  6. Evita o declínio nas funções cerebrais